Novembro azul: tudo sobre a conscientização do câncer de próstata
Novembro é um mês importante e essencial para a área da saúde. Todos os anos ele celebra a conscientização do Novembro Azul e a luta contra o câncer de próstata.
Milhões de pessoas são afetadas por essa doença em todo o mundo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, com mais de 65 mil novos casos diagnosticados anualmente no Brasil.
Assim como outros tipos de câncer, apesar da alta incidência, a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura, o que destaca a importância de realizar exames regulares, principalmente após os 50 anos.
Continue a leitura e veja como podemos juntos fazer a diferença!
Origem da campanha novembro azul
O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, inspirado pelo “Movember”, uma campanha em que homens deixavam o bigode crescer para chamar atenção para a saúde masculina, incluindo o câncer de próstata. Com o tempo, essa iniciativa foi se expandindo até chegar ao Brasil e sendo reconhecida pelo uso da cor azul como símbolo.
Assim, desde essa época, todos os anos diversas instituições de saúde e de outras áreas, empresas e marcas promovem ações de conscientização sobre essa doença que pode surgir de surpresa e causar consequências na vida dos homens.
Cada vez mais é estimulado que a sociedade fale sobre isso, principalmente para derrubar o preconceito que muitos homens ainda têm em relação aos exames preventivos. Por meio de campanhas educativas, ações de conscientização e mutirões de saúde, o movimento tem ganhado mais força, alertando sobre os riscos e incentivando cuidados preventivos.
O que é a próstata e como surge o câncer?
A próstata é uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga do homem, responsável por produzir parte do líquido que compõe o sêmen. Embora seja uma parte importante do sistema reprodutor masculino, a próstata pode ser afetada por condições como a hiperplasia benigna (aumento da próstata) e o próprio câncer.
O câncer de próstata ocorre quando as células da glândula começam a se multiplicar descontroladamente, formando um tumor. Essa doença, muitas vezes, não apresenta sintomas na fase inicial, o que dificulta o diagnóstico sem exames regulares. Por isso a necessidade de fazer exames e acompanhamento do seu corpo.
Quando o câncer avança, ele pode se espalhar para outras partes do corpo, como ossos e órgãos, tornando o tratamento mais difícil.
Sintomas e como identificar?
É comum existirem dúvidas sobre a identificação da doença. Entender sobre ele funciona é um ponto essencial para observar estranhezas no corpo. Outro ponto é entender os sintomas, e daí que vem a maior dificuldade, porque na fase inicial, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas, o que reforça a necessidade de exames preventivos frequentes.
No entanto, quando o tumor começa a crescer, os principais sinais de alerta podem incluir:
- Dificuldade ao urinar ou sensação de que a bexiga não se esvazia completamente
- Necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite
- Dor ou queimação ao urinar
- Presença de sangue na urina ou no sêmen
- Dor óssea, especialmente nas costas, quadris ou costelas, em casos mais avançados
Como esses sintomas podem estar relacionados a outras doenças, como a hiperplasia prostática benigna, é essencial procurar um médico para uma avaliação precisa caso observe algum deles.
Como se prevenir do câncer de próstata?
A prevenção do câncer de próstata depende, em grande parte, da adoção de exames preventivos regulares. Principalmente os homens a partir dos 50 anos devem realizar exames anuais de toque retal e de PSA (Antígeno Prostático Específico), que medem os níveis dessa proteína no sangue.
Caso haja histórico familiar de câncer de próstata, recomenda-se começar os exames mais cedo, entre os 40 e os 45 anos. Tudo isso depende de recomendação médica, acima de tudo.
Os principais exames são:
- Toque retal: um exame rápido em que o médico avalia a próstata para detectar possíveis alterações.
- PSA: exame de sangue que mede os níveis de PSA. Embora o aumento dessa proteína possa indicar câncer, também pode ser um sinal de infecções ou inflamação da próstata.
Se for detectada alguma alteração, o médico pode solicitar exames complementares, como ultrassom, ressonância magnética ou biópsia. Em caso de diagnóstico confirmado, o tratamento dependerá do estágio da doença e pode incluir cirurgia, radioterapia, terapia hormonal e, em casos mais graves, quimioterapia.
Quem está mais propenso a desenvolver o câncer de próstata?
Alguns grupos de homens têm um risco maior de desenvolver câncer de próstata. Entre os fatores que aumentam a propensão estão:
- Idade: a maioria dos casos ocorre em homens com mais de 50 anos.
- Histórico familiar: homens com parentes de primeiro grau (pai ou irmão) que tiveram câncer de próstata possuem um risco aumentado.
- Raça: homens negros têm maior probabilidade de desenvolver a doença e de serem diagnosticados em estágios mais avançados.
- Estilo de vida: alimentação rica em gorduras, sedentarismo e obesidade são fatores que também podem contribuir para o aumento do risco. Da mesma forma que o câncer de outros tipos.
Como promover a conscientização do novembro azul?
Você pode promover a conscientização do Novembro Azul como forma poderosa de incentivar os homens a cuidarem da saúde. Veja algumas dicas de como ajudar:
- Compartilhar informações nas redes sociais;
- Organizar eventos informativos;
- Distribuir materiais educativos;
- Oferecer exames gratuitos ou a preços reduzidos;
- Engajar personalidades locais;
- Conversar com familiares e amigos.
Quanto mais as pessoas estiverem envolvidas, maior será o impacto do Novembro Azul na conscientização e prevenção do câncer de próstata.
A TCR apoia o novembro azul: cuide da sua saúde desde já!
Aqui na TCR Clínica, entendemos que cuidar da saúde é uma responsabilidade que deve ser levada a sério e o Novembro Azul é uma excelente oportunidade para lembrar a importância dos exames preventivos.
O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode salvar vidas, inclusive a sua ou de alguém próximo.
Não espere pelos sintomas, mantenha seus exames em dia e esteja sempre atento à sua saúde.
Lembre-se: a prevenção é a melhor forma de proteger sua saúde.