TCR Clínica

Notícias

Janeiro Branco: Por que uma boa noite de sono é fundamental para sua saúde mental

Viramos mais um ano, o calendário reiniciou e janeiro chega trazendo uma campanha importante: o Janeiro Branco, um movimento de conscientização sobre a saúde mental que busca promover o bem-estar psicológico e combater o estigma em torno do tema.

Mas você sabia que o sono e a saúde mental estão intimamente ligados? Uma noite bem dormida ajuda a regular o humor, a memória e a cognição, enquanto a falta ou a privação de sono pode aumentar o risco e agravar quadros de ansiedade, estresse e depressão.

Segundo dados da Fundação Nacional do Sono, a média de sono do brasileiro é de apenas 6,4 horas por noite, número abaixo da recomendação ideal de 7 a 9 horas diárias para adultos.

Essa deficiência costuma estar relacionada à rotina acelerada, ao excesso de estímulos digitais, especialmente o uso de telas antes de dormir, e à dificuldade de desconectar a mente das preocupações cotidianas.

Dormir bem dá ao cérebro a oportunidade de se reorganizar e processar as experiências do dia. Durante o sono, nosso sistema nervoso se restaura, as emoções se equilibram e o raciocínio se fortalece.

Por isso, neste Janeiro Branco, convidamos você a repensar sua higiene do sono, através deste artigo.

 

COMO A FALTA DE SONO AFETA A SAÚDE MENTAL?

Dormir mal vai muito além de acordar cansado e com o corpo “mole” no dia seguinte, afeta diretamente o funcionamento do cérebro e de todo o corpo.

De acordo com dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de problema relacionado ao sono, o que representa 46% da população.

Os impactos podem ser sentidos em diferentes aspectos da vida cotidiana:

 

COMO MELHOR REGULAR O SONO?

Após conhecer os malefícios da privação do sono para a sua saúde física e, principalmente, a mental, você deve estar se perguntando “como faço para ter uma boa noite de sono?”

Em primeiro lugar, crie uma rotina de sono consistente e prepare um ambiente propício para dormir, como um quarto mais escuro, silencioso e fresco.

Além disso, não consuma café, açúcar, pimentas ou canela algumas horas antes de dormir. Evite também o consumo de álcool, pois ele pode prejudicar a qualidade do sono.

Veja o infográfico abaixo: 

 

Entenda como o sono afeta sua saúde mental. Saiba os impactos da privação de sono e aprenda dicas essenciais para melhorar sua rotina e bem-estar psicológico.

 

Em poucos dias dormindo bem, no âmbito mental, você sentirá uma sensação de melhora do humor, maior concentração, redução do estresse e melhor equilíbrio emocional.

 

QUANDO PROCURAR AJUDA?

Todo mundo passa por noites mal dormidas de vez em quando, mas quando a insônia se torna frequente e começa a interferir na rotina, é hora de acender o sinal de alerta.

O Instituto de Otorrinolaringologia e Medicina do Sono (INOF) recomenda procurar ajuda médica se a dificuldade para dormir persistir por mais de três meses ou se estiver afetando sua qualidade de vida, como o rendimento no trabalho, nos estudos ou até mesmo o humor e as relações pessoais.

O médico especialista em medicina do sono, assim como neurologistas e psiquiatras, é o profissional indicado para investigar as causas do problema. O tratamento pode envolver diferentes abordagens, como:

Ignorar o problema pode piorar sintomas de ansiedade, estresse e fadiga, além de impactar diretamente sua saúde física. Por isso, se você não está dormindo bem, procure ajuda médica o quanto antes.

Na TCR, oferecemos exames precisos, com conforto e cuidado, que auxiliam no diagnóstico e no acompanhamento de distúrbios do sono. Nosso compromisso é com uma visão integral da saúde, corpo e mente sempre em equilíbrio.

Agende seus exames e comece o ano descansando com mais qualidade. Dormir bem é o primeiro passo para viver melhor.

Nossas Unidades

Av. Pres. Itamar Franco, 915
Centro
36010-021
32 3025-9100
Av. Pres. Itamar Franco, 903
Centro
36010-120
32 3025-9100
32 3025-5050
Centro Médico Rio Branco Av. Barão do Rio Branco, 1034
Centro
36035-000
32 3025-9100