Em comemoração ao dia dos pais
A data do Dia dos Pais surge com o propósito de celebrar o papel paterno na vida familiar.
É uma função nobre, que carrega muitas responsabilidades. Proteger, auxiliar, guiar... Essas são algumas das funções que todo pai deveria proporcionar aos seus filhos.
O cuidado e o carinho constroem e moldam o caráter de gerações. Por isso, alguns valores são importantes de serem perpetuados ao se tornar pai.
Além disso, essa é uma função gratificante. Há algumas sensações que são indescritíveis, e que nada no mundo são capazes de comprar em valor.
Ver o seu filho se formar, conquistar algo profissionalmente, se casar. São vários os momentos em que ser pai te fará ter muito orgulho.
Isso representa, principalmente, o afeto e o apoio dele para com o seu filho(a). Mostra que seu "trabalho" foi bem feito. E não há sensação melhor que recompense.
Sendo assim, para esse Dia dos Pais, nós da TCR resolvemos fazer uma homenagem a todos os pais com alguns dos depoimentos dos nossos sócios que também exercem essa função.
A importância do pai para a nossa vida
Os sócios Otávio Henrique Campos Paiva, Silvio de Oliveira Affonso, Carlos Henrique de Souza Berno e Rodrigo Ferrugini Marioni compartilharam conosco a importância de ser pai na vida de seus filhos.
Eles também nos explicaram como que os ensinamentos, valores e experiência de vida passados pelos seus pais contribuíram para o que eles são hoje.
O doutor Otávio fala que esses ensinamentos foram preponderantes em tudo, assim como alguns valores como simplicidade, dedicação e amor.
Silvio compartilha com a gente que seu pai foi "Exemplo de homem trabalhador e honesto, contribuiu muito para que eu pudesse botar em prática todos os meus objetivos".
Com uma importância muito significativa em sua vida, o doutor Carlos nos conta que seu pai sempre foi presente. "Junto com meu avô são minhas referências de caráter".
Por fim, Rodrigo diz sentir muita falta de seu pai, que infelizmente partiu muito novo.
Ele também nos conta que: "O que mais carrego comigo é o caráter que ele preservava. Sempre me dizia que o homem não precisa ter dinheiro, sua riqueza é o seu nome e honestidade".
Ensinamentos de pai para filho
O Dia dos Pais valoriza muito os ensinamentos que são passados de geração em geração, de pai para filho.
Como dito ao início deste texto, esses ensinamentos podem (e devem) envolver carinho, cuidado e força.
Como filhos, precisamos muito disso para crescermos com a certeza de que temos uma figura paterna sempre ao nosso lado, pronta para nos guiar e nos apoiar.
O Dr. Otávio conta que ele tenta, todos os dias, passar esses ensinamentos para seus filhos. "Processo longo!! Vida e educação são maratonas…".
A mudança de geração é um fator que pode acabar surgindo nessa questão que envolve os ensinamentos perpetuados.
Silvio nos conta que "Sim, mas com o volume de informação que os filhos de hoje recebem, nosso desafio é auxiliá-los a escolher o caminho certo, garantindo que eles consigam superar os desafios de forma saudável".
O Dr. Carlos sobre esse ponto também afirma "Sim, nas nossas conversas a sós sempre são lembrados os ensinamentos dos antepassados".
Ser um pai babão é como Rodrigo se define. Assim, sobre esses ensinamentos, ele também fala que "Ser pai me traz ao passado. Lembro-me do meu pai falando e tento passar para os meus filhos todo cuidado que meu pai tinha comigo".
A figura paterna na educação dos filhos
O papel transformador do pai na vida dos filhos, tem a ver com a educação passada para eles.
A criação, o ambiente, a cultura. Todos esses pontos constroem a educação dos nossos filhos.
Otávio responde que "Assim como todos os outros que exercem papel de pilar na criação e educação dos meus filhos, me vejo também como uma importância fundamental".
Como dito, a mudança social influencia em muito no comportamento que nossos filhos têm com relação ao que nossos pais têm a nos passar.
O Silvio responde então que "A minha geração se espelhava muito nos pais. Hoje eu sinto que existem muitas influências externas, por conta do volume de informação que nos permeiam a todo momento, mas nós pais ainda somos a base e o norte, importante para garantir uma educação ética e amorosa".
Para o doutor Carlos, a presença do pai é "Imprescindível para a formação da identidade e do caráter da criança em formação".
Rodrigo também tem uma visão muito bacana sobre essa questão. "Nos dias atuais modernos de hoje, me sinto conservador. Acho que como homem da casa e pai, tenho a responsabilidade pela casa e pela educação constante dos meus filhos".
Ele continua ao dizer que "Gosto dessa responsabilidade. Falo em casa que não vou deixar herança, a herança deles é o investimento em educação que posso proporcionar a eles. Uma educação bem investida e aproveitada é a base para o futuro".
A missão de ser pai
Ao longo desse texto, pudemos observar pontuações emocionantes vindas dos papais aqui da TCR.
A vivência paternal e a missão de ser pai passa por momentos de reflexão e carinho, que devem ser compreendidos para que o cuidado possa acontecer.
Assim, deixo com vocês uma mensagem final dos sócios da TCR para todos vocês, pais, que estão juntos nessa missão.
Gostaria de parabenizar todos os pais nesse dia tão importante.
Pai seja o máximo possível presente na vida do seu filho. Os ensinamentos precisam de exemplos práticos para se tornarem aprendizados para o futuro.
Um forte abraço.
Ser pai é um presente de Deus. Temos que assumir essa responsabilidade com atitude e valores. Parabéns a todos os pais.
A TCR deseja para todos um feliz Dia dos Pais, em especial aos nossos sócios, colabores e pacientes. Aproveitem e compartilhem os bons momentos com quem você ama!