TCR Clínica

Notícias

Tabagismo - Menos Cigarro, mais vida

Tabagismo - Menos Cigarro, mais vidaPor Aline Barbosa

 

Este mês, celebraremos o Dia Mundial Sem Tabaco, em 31 de maio. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Um tema tão importante, merece nossa atenção o ano inteiro.

Criada pelos Estados membros da OMS, a campanha tem como objetivo chamar a atenção para a epidemia do tabaco e para as mortes que causa, informando o público sobre os perigos do uso do tabaco, as estratégias da indústria do tabaco e as ações da Organização Mundial da Saúde para o controle do tabagismo. A campanha também visa informar as pessoas sobre o que podem fazer para ter uma vida saudável e proteger crianças, adolescentes e jovens das consequências devastadoras do tabagismo.

O hábito de fumar é responsável por mais de 7 milhões de mortes por ano em todo o mundo. O tabagismo é classificado pela Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde como doença no grupo dos transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substâncias psicoativa. A doença é causada pela dependência à nicotina e é a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

Em 2014, as doenças cardiovasculares e o câncer, que têm o tabagismo como seu mais importante fator de risco, foram a primeira e segunda causas de óbitos por doença no Brasil. Dados da OMS mostram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames), 30% das mortes por câncer e 90% dos casos de câncer do pulmão tem correlação com o tabagismo.

Cigarro é prejudicial até para quem não fuma, mas convive com fumantes. O chamado tabagismo passivo é a exposição à fumaça exalada pelos fumantes e por produtos de tabaco durante a sua queima e está correlacionado ao desenvolvimento de doenças e agravos à saúde.

Parar de fumar traz benefícios não só para você mas também para àqueles que você ama. De acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine em 2013, fumantes que pararam entre 25 e 34 anos (em média aos 29 anos) tiveram suas curvas de sobrevida muito semelhantes às dos não fumantes. Isso significa que os que pararam de fumar ganharam cerca de dez anos de vida comparados aos que não o fizeram. Parar de fumar perto dos 39 anos de idade reduz o risco excessivo de morrer por qualquer causa, em cerca de 90%. O que não quer dizer que seja seguro fumar até os 40 anos de idade, uma vez que 20% dos que fumaram até os 40 anos morreram mais cedo do que os não fumantes. Porém, as vantagens de parar de fumar não se restringem aos indivíduos com menos de 40 anos de idade. Parar de fumar entre 45 e 54 anos de idade representa um ganho médio de seis anos de vida e, entre 55 e 64 anos, um ganho de quatro anos de vida.

Portanto, é sempre a hora certa de apagar o cigarro!

Nossas Unidades

Av. Pres. Itamar Franco, 915
Centro
36010-021
32 3025-9100
Av. Pres. Itamar Franco, 800
Centro
36010-120
32 3025-9100
32 3025-5050
Centro Médico Rio Branco Av. Barão do Rio Branco, 1034
Centro
36035-000
32 3025-9100