TCR Clínica

Notícias

7 passos para uma gravidez tranquila

7 passos para uma gravidez tranquilaA gravidez é um dos momentos mais marcantes na vida de uma mulher e exige muitos cuidados. O corpo e a mente passam por muitas mudanças durante essa fase, e é comum que algumas gestantes não saibam como proceder diante delas.

As mamães de primeira viagem normalmente são as que possuem mais dificuldades de encarar o processo, mas há formas de torná-lo mais tranquilo.

Confira abaixo 7 passos que vão te ajudar a ter uma gravidez tranquila.

1.Inicie o pré-natal o quanto antes

A realização dos cuidados pré-natal é extremamente importante para que a gravidez evolua da melhor maneira possível, tanto para a mãe quanto para o bebê. Por isso, o ideal é que a mulher procure um médico de sua confiança, preferencialmente, assim que descobrir que está em uma gestação.

Assim, ele poderá analisar qual a situação em que o feto se encontra, se está tudo bem com o útero e com o corpo da mãe de uma maneira geral, durante as aproximadas 38 semanas desse período.

O profissional irá pedir uma série de exames como de sangue, urina e glicemia, que ajudarão a identificar se a mulher possui alguma condição de saúde que ofereça algum risco à gravidez e ao bebê. E claro, realiza-se regularmente a ultrassonografia, que serve para acompanhar o desenvolvimento do feto.

2.Alimente-se bem

Uma alimentação saudável é importante para qualquer pessoa manter uma boa saúde. Mas, durante a gravidez, esse hábito deve receber mais atenção, já que agora a mulher divide os nutrientes que ingere com um outro organismo. Além disso, seu corpo está passando por diversas mudanças durante essa fase e precisa se manter forte para encarar bem esse processo.

É importante levar uma dieta rica em verduras, legumes e frutas, carboidratos integrais, proteínas, leite e seus derivados. Você pode montar um cardápio para que a preparação das refeições durante a gravidez fique mais fácil.

3.Consuma ácido fólico

O ácido fólico é um dos importante composto pertencente ao complexo B. Em caso de gestações planejadas, seu uso é indicado antes mesmo da gravidez se confirmar, preparando o corpo para receber o bebê.

Seu consumo é muito importante principalmente durante as 12 primeiras semanas do período gestacional, pois previne malformações do feto e reduz as chances de aborto espontâneo.

4.Pratique atividades físicas

A gravidez gera um certo esforço físico paras as mulheres, já que o corpo está ganhando peso extra.

Manter uma rotina de exercícios é importante não apenas para controlar o ganho de peso durante essa fase, mas também para melhorar a postura da gestante e também sua circulação. Além disso, é uma forma de prevenir a diabetes gestacional e de aliviar estresse e tensões.

Existem várias opções de atividades para as gestantes praticarem, e é recomendado que elas sejam mantidas inclusive no período pós-parto. Escolha a mais indicada para a sua condição e, claro, realize-a com acompanhamento profissional.

5.Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas

O uso do cigarro durante a gravidez aumenta o risco de aborto espontâneo e de parto prematuro. Também pode fazer com que o bebê nasça com peso baixo. Por isso, o ideal é cortar totalmente o cigarro durante a gestação.

Já o álcool acaba sendo levado diretamente ao feto através da placenta, propiciando o surgimento da síndrome alcóolica fetal, ligada à dificuldade de aprendizagem e até mesmo a problemas congênitos. Melhor evitar as bebidas alcoólicas nesse período.

6.Mantenha a pele hidratada

É comum que as mulheres fiquem mais sensíveis durante a gravidez, o que torna suscetível o desenvolvimento de quadros de baixa autoestima, por exemplo.

Cuidar da estética na gestação é uma forma de impedir que isso aconteça. Como a pele se estica e o peso aumenta, a tendência de surgirem estrias e celulites é maior. O uso de óleos e cremes hidratantes é uma boa forma de deixar a pele mais firme, assim, ela irá sofrer menos com as mudanças que o corpo está passando.

7.Descanse

A sensação de cansaço e sonolência é comum na gestação. Afinal, o corpo está se esforçando mais que o habitual e essas são as formas que ele encontra para dizer que é preciso reduzir o ritmo e pegar mais leve na rotina.

Se possível, tire cochilos após o almoço. Mas também vale colocar os pés para cima e até mesmo buscar atividades como ioga, meditação e investir em uma boa massagem relaxante.

Tentar dormir mais cedo também pode trazer benefícios e melhorar a qualidade do seu sono. O importante é buscar estar o mais relaxada possível.

 

Esperamos que essas dicas te ajudem a ter uma gravidez tranquila. Está procurando uma clínica para realizar suas ultrassonografias? Venha para a TCR. Além do exame convencional, oferecemos também a ultrassonografia 3D, que permite visualizar a pele do bebê e identificar detalhes como formato do nariz e boca. Agende já a sua!

Nossas Unidades

Av. Pres. Itamar Franco, 915
Centro
36010-021
32 3025-9100
Av. Pres. Itamar Franco, 800
Centro
36010-120
32 3025-9100
32 3025-5050
Centro Médico Rio Branco Av. Barão do Rio Branco, 1034
Centro
36035-000
32 3025-9100