TCR Clínica

Notícias

6 dicas para controlar a Hipertensão Arterial

Por Aline Barbosa

 

6 dicas para controlar a Hipertensão ArterialA Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), também conhecida como pressão alta, pode ter várias causas como hereditariedade, obesidade, consumo excessivo de sódio, sedentarismo, alcoolismo, stress e outras. A adoção de um estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenir e auxiliar no tratamento da doença.

Diminuir o consumo de sal é imprescindível para manter a pressão arterial nos níveis adequados. O controle do consumo de sódio (componente do sal que eleva a pressão arterial) é uma das medidas não-farmacológicas mais eficazes para controlar a pressão. Mas, não basta reduzir apenas o sal de cozinha para controlar o consumo de sódio. Temperos prontos (como tabletes de caldo de carne ou de galinha ou de legumes, sachês de temperos), alimentos embutidos (salame, presunto, mortadela, salsicha, linguiça, bacon), molhos prontos (shoyu, molho e massa de tomate, molhos prontos para salada) e enlatados também contém teores elevados dessa substância.

O hipertenso pode comer sal, desde que não exagere. Comer porções normais de sal implica em dois cuidados: não o adicionar na comida pronta e cozinhar com pouco sal. O ideal é ingerir de 6grs a 8grs de sal por dia. Uma forma de avaliação é considerar o consumo de sal da família. Numa casa onde vivam quatro pessoas, um quilo de sal deve durar um mês e meio a dois meses. Se durar menos, é sinal de que estão comendo com muito sal. Quem come fora, tem mais dificuldade para controlar o consumo, mas sempre é possível fazê-lo. “Para reduzir, ou até mesmo substituir, o sal nas preparações culinárias podemos utilizar temperos naturais como açafrão, manjericão, orégano, alecrim, alho, cebola, salsa, cebolinha, hortelã, louro, páprica, pimentão, tomilho, limão, vinagre e outros”, orienta a nutricionista Maria Amélia Ribeiro Elias. O consumo de sal é uma questão de hábito. Ao habituar-se a comer com pouco sal, acostuma-se de tal forma que estranha se a comida estiver um pouco mais salgada.

Obesos têm pressão arterial mais alta e maior tendência a desenvolver diabetes. Perder peso pode trazer reduções drásticas nos níveis da pressão. Emagrecer 3kg ou 4kg é o suficiente para reduzir em 20% esses níveis ou, em certos casos, até para normalizar a pressão. Para perder peso é preciso cortar o consumo de carboidratos, um dos maiores responsáveis pela obesidade. Doces, bolos, chocolates, balas têm de ser eliminados da dieta. Os carboidratos estruturais (massas, arroz, pães, batata, etc.) devem ser ingeridos com parcimônia. Diminuir a quantidade de gorduras é fundamental. Gordura em excesso é sempre prejudicial.

Diminuir o sal e perder peso são práticas fundamentais, mas não exclusivas para manter sua pressão normalizada. É importante lembrar que, em alguns casos, é necessário ingerir medicamentos. Consulte seu médico regularmente. Ele é a pessoa mais indicada para lhe orientar.

Preparamos algumas dicas para você controlar a pressão:

Dieta para quem tem pressão alta

Nossas Unidades

Av. Pres. Itamar Franco, 915
Centro
36010-021
32 3025-9100
Av. Pres. Itamar Franco, 800
Centro
36010-120
32 3025-9100
32 3025-5050
Centro Médico Rio Branco Av. Barão do Rio Branco, 1034
Centro
36035-000
32 3025-9100