TCR Clínica

Notícias

5 dicas alimentares para evitar a retenção de líquido

5 dicas alimentares para evitar a retenção de líquidoA retenção de líquido é um problema comum e que causa bastante incômodo, principalmente nos dias quentes. Isso ocorre quando o excesso de líquido se acumula no seu corpo. As causa podem ser diversas, mas na maioria dos casos não são nocivas a nossa saúde.

Uma das principais causas da retenção de líquidos é o sedentarismo. Passar um longo período de tempo sem se movimentar pode facilitar o acúmulo de líquidos nas extremidades dos membros. Em alguns casos mais graves, o problema pode estar ligado a uma deficiência renal ou insuficiência cardíaca.

A boa notícia é que o tratamento deste problema pode ser feito com simples mudanças nos seus hábitos alimentares, físicos e cotidianos. Além de colaborar com a sua saúde e bem-estar, eliminar os líquidos acumulados melhora o aspecto estético e a auto-estima. Pensando nisso, vamos passar 5 dicas alimentares para você evitar a retenção de líquido, vamos lá:

1 - Coloque menos sal nas refeições

Basicamente feito de sódio e cloreto, o sal se associa a água do nosso corpo para manter o equilíbrio dos líquidos intra e extracelulares. Quanto maior for a sua ingestão de sal, mais o sódio vai reter os líquidos do seu corpo.

Em contrapartida ao sal, você precisa beber mais água. Com um bom fluxo de líquido pelo seu corpo, a concentração de sódio na sua corrente sanguínea vai diminuir e a retenção, consequentemente, também.

2 - Coma magnésio

O magnésio é um mineral que tem muita importância no funcionamento do nosso corpo. Ele está relacionado a mais de 300 reações enzimáticas. Uma pesquisa da U.S. National Library of Medicine constatou que uma ingestão diária de 200 mg de magnésio reduziu a retenção de líquidos em mulheres com sintomas pré-menstruais.

3 - Vitamina B6

Várias vitaminas fazem parte do grupo da vitamina B6. Estas vitaminas são essenciais na formação dos glóbulos vermelhos, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Alimentos como banana, nozes e carne são cheias desse nutriente.

4 - Coma Potássio

Importante para muitas funções orgânicas, o potássio ajuda, por exemplo, a enviar sinais elétricos que mantém o corpo funcionando. Lembra daquelas bananas que o Guga comia nos intervalos dos jogos? Pois é.

Além disso, o potássio pode ajudar a diminuir a retenção de líquido de duas formas: diminuindo os níveis de sódio e aumentando a produção de urina. Além das bananas, o tomate e abacate são riquíssimos em potássio.

5 - Nada de carboidrato refinado

Os carboidratos refinados, também chamados de complexos, causam rápidos picos de insulina e açúcar no sangue. Com o elevado nível de insulina, o corpo retém mais sódio ao aumentar a reabsorção do mesmo nos rins.

Açúcar brancos, farinhas refinadas, grãos e outros alimentos desta mesma categoria levam a um volume maior de líquido retido no corpo.

Os sintoma da retenção de líquido incluem o ganho de peso, dificuldade para respirar, inchaço na extremidade dos membros e outros. Mesmo que você busque essas mudanças alimentares e uma rotina de exercícios regulares, é importante acompanhar como o seu corpo reage a isso. Caso os sintomas não desapareçam, consulte com um médico assim que puder.

Nossas Unidades

Av. Pres. Itamar Franco, 915
Centro
36010-021
32 3025-9100
Av. Pres. Itamar Franco, 800
Centro
36010-120
32 3025-9100
32 3025-5050
Centro Médico Rio Branco Av. Barão do Rio Branco, 1034
Centro
36035-000
32 3025-9100